O piso salarial da enfermagem entra em destaque mais uma vez. Apesar do pagamento já ser liberado aos profissionais, a classe enfermeira enfrenta alguns impecílios.
O reajuste da enfermagem teve a sua suspensão revogada pelo ministro Luis Roberto Barroso, contudo com ressalvas em relação aos profissionais da rede privada. Entenda mais abaixo;
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: COFEN PEDE LIBERAÇÃO TOTAL DO PISO DA ENFERMAGEM
Com a chegada de junho, o piso salarial da enfermagem já se encontra liberado aos profissionais, logo após a decisão do ministro Barroso. Contudo, a decisão do minstro do STF liberou o pagamento do novo reajuste apenas para os profissionais da rede pública de saúde.
De acordo com a Confederação da enfermagem, a liberação do reajuste da enfermagem foi positiva, contudo, não é uma "medida ideal para a necessária valorização da categoria de Saúde".
O órgão informa que valor de R$ 7,3 bilhões liberado pelo governo federal reforça um cenário favorável para a enfermagem.
O Confen ainda defende o posicionamento de que os rescursos liberados são "suficientemente tranquilos" para a implementação do piso da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFEMAGEM 2023: Entenda o pagamento do REAJUSTE
De acordo com a portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, o piso salarial da enfermagem tem data de liberação no dia 1° de junho, com reajuste liberado imediato aos profissionais da rede pública. A portaria ainda informa que os profissionais que não receberem o valor, terão a diferença em retroativos, contadoa a partir de maio. Entenda;
- Setor público: imediatamente;
- Setor privado: a partir de 1° de junho.
Além disso, foi divulgado que o piso será liberado em nove percelas. No mês de dezembro serão liberadas duas parcelas aos profissionais, sendo uma delas o décimo terceiro.
Comentários