CORPUS CHRISTI

CORPUS CHRISTI É FERIADO OU PONTO FACULTATIVO? Veja significado do dia 8 de maio

Entenda como funciona a data de Corpus Christi

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 05/06/2023 às 11:41 | Atualizado em 06/06/2023 às 7:51
Notícia
Eduarda Cabral
Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra o "corpo de Cristo" - FOTO: Eduarda Cabral

Corpus Christi é uma data religiosa celebrada anualmente pela Igreja Católica. Ela ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à instituição da Eucaristia durante a Última Ceia de Jesus com seus discípulos.

Neste ano, a data está marcada para o dia 8 de junho, uma quinta-feira. 

A questão sobre se Corpus Christi é considerado feriado ou ponto facultativo varia de acordo com a legislação de cada região.

No Brasil, Corpus Christi é reconhecido como feriado nacional em diversas localidades. A determinação do caráter feriado ou ponto facultativo depende das leis municipais, estaduais e até mesmo de acordos coletivos estabelecidos em algumas regiões do país.

Em Pernambuco, os estabelecimentos que escolhem realizar o feriado na data normalmente repassam o feriado para o dia 23 de junho, data que antecede o São João.

No âmbito federal, Corpus Christi não é considerado feriado nacional. A data consta como ponto facultativo no calendário oficial do Governo Federal, ou seja, é facultado aos órgãos e empresas públicas e privadas a decisão de conceder ou não folga aos seus colaboradores.

Nesse caso, cabe às instituições definir se haverá expediente normal ou se será adotado o ponto facultativo.

Em suma, a definição de Corpus Christi como feriado ou ponto facultativo depende das leis locais. Recomenda-se consultar o calendário oficial do seu município ou estado, bem como as convenções coletivas de trabalho aplicáveis, para obter informações precisas sobre a questão.

Por fim, seja considerado feriado ou ponto facultativo, Corpus Christi é uma data que merece ser respeitada e compreendida em seu contexto religioso e cultural.

Comentários