O São João de Caruaru 2023, no Agreste de Pernambuco, já começou. Com os festejos, a prefeitura estima uma injeção de R$ 600 milhões na economia e a geração de cerca de 21 mil empregos.
Todo ano, a festa celebra a cultura e movimenta economicamente a região com maior circulação de turistas pelo local.
De acordo com o professor do curso de Ciências Contábeis do UniFavip Wyden, Alex Oliveira essa movimentação econômica é causada pelo “efeito multiplicador”.
“Quando uma cidade se desenvolve do ponto de vista econômico através do turismo, acontece um efeito que a gente chama de multiplicador, que potencializa os ganhos dos diversos segmentos que estão envolvidos na atividade", explica.
No ano passado, segundo o professor, o São João de Caruaru movimentou R$ 558 milhões. A rede hoteleira da Capital do Forró teve 98% de ocupação e mais de 19 mil empregos foram gerados.
GASTRONOMIA
Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia e Nutrição do UniFavip Wyden, Georgia Galvão, o setor gastronômico é um dos mais impactados pela festa na região.
“A diversidade e a riqueza dos pratos típicos atraem turistas, movimentam a economia local e fortalecem a identidade regional. Tudo isso é uma oportunidade para os empreendedores locais mostrarem suas habilidades culinárias, impulsionarem as vendas e gerarem empregos”, disse ela.
Além disso, a coordenadora também destaca que os pratos típicos juninos fortalecem a tradição e ajudam a passar os costumes para uma geração mais jovem:
“A comida junina, nesse contexto, desempenha um papel central, conectando as pessoas por meio dos sabores e aromas. Assim, a tradição junina e a gastronomia se entrelaçam de maneira única, criando um ambiente festivo e saboroso que marca o calendário nordestino”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO DAS COMIDAS GIGANTES SÃO JOÃO DE CARUARU 2023
As tradicionais Comidas Gigantes do São João de Caruaru atraem atenção pelas grandes proporções e também são motivos de mais festa na cidade.
Comentários