Moradores da cidade do Vale do Ribeira, localizada em São Paulo, foram surpreendidos por tremores de terra nesta sexta-feira (16).
Logo após, o Google emitiu um alerta com o aviso de um terremoto com magnitude estimada de 4,7 também na cidade de Miracatu, em São Paulo.
TEVE TERREMOTO HOJE EM SÃO PAULO?
Os abalos sísmicos de fato ocorreram, no entanto, o Centro de Sismologia da USP apontou que o tremor chegou no número 4 na escala Richter.
Em nota, o centro informou onde ocorreram os demais abalos sísmicos, que podem ser sentidos até 100 km de distância:
“O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância.”
TERREMOTO HOJE EM SÃO PAULO
A Defesa Civil também alertou aos cidadãos de que este evento não deve ser motivo de preocupação para os moradores, pois não causa efeitos graves.
A orientação repassada pelas autoridades determinou que a população passe a monitorar sinais de alteração estrutural e em caso de emergência, entre em contato com o 193 ou com o telefone 199, da Defesa Civil.
QUAIS SÃO OS NÍVEIS DE TERREMOTO?
Os níveis de terremoto são medidos de acordo com a magnitude e intensidade de cada atividade sísmica.
A magnitude é calculada através da Escala Richter, que mede a energia liberada durante um terremoto. A variação pode ocorrer de 0 a mais de 9.
Já a Escala Mercalli Modificada mede a intensidade dos terremotos com base nos efeitos observados no local do evento.
TEM COMO TER TERREMOTO NO BRASIL?
Apesar de não ser comum, pela geolocalização estável do Brasil, é possível ocorrer atividades sísmicas, principalmente na região do Sul e Sudeste. O Centro de Sismologia explicou da seguinte maneira:
"Uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior"
TREMORES DE TERRA SÃO REGISTRADOS EM SÃO PAULO; VEJA IMAGENS