Na manhã desta quinta-feira (22), um navio de pesquisa francês equipado com robô de mergulho em alto mar desacelerou enquanto fazia buscas pela área onde o submarino perdeu o contato com sua base.
A diminuição de velocidade registrada pelo Marine Traffic, segundo especialistas, pode significar que a sonda, conectada ao navio por um cabo com fibra ótica, tenha encontrado algo no fundo do mar.
De acordo com matéria do G1, oito navios, além de aeronaves e sondas, trabalham para procurar pelo submarino na quarta. A operação é feita a 600 km da costa do Canadá.
Corrida contra o tempo. As buscas pelo submarino Titan, submersível da empresa OceanGate sumido desde o último domingo (18), se tornam mais urgentes a cada minuto que se passa. A embarcação, que partiu a quase cinco dias atrás com suprimento de oxigênio para cerca de 96 horas, tinha previsão de esgotamento de oxigênio para esta quinta-feira (22), às 7h do horário de Brasília.
De acordo com matéria do G1, a previsão sobre o tempo de oxigênio disponível no submarino havia sido feita pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. No entanto, existem variáveis para essa estimativa, principalmente sobre a quantidade de oxigênio que cada passageiro está consumindo.