Revindicação

GREVE DE ÔNIBUS SP HOJE, SEGUNDA-FEIRA (26/06)? GREVE DE ÔNIBUS foi CONFIRMADA pelo Sindicato? Veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS da GREVE ÔNIBUS SP

O Sindmotoristas se reúne para definir a greve de ônibus em São Paulo

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 26/06/2023 às 2:09
Rovena Rosa/Agência Brasil
Sindicato dos Motoristas e Cobradores do ônibus de São Paulo planejaram greve desde início desta semana. - FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma reunião com representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo - Sindmotoristas - na semana passada, foi designada para avaliar uma possível greve dos ônibus nesta segunda-feira (26).

O objetivo é o andamento da Campanha Salarial da categoria para 2023.

VAI TER GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO HOJE, SEGUNDA-FEIRA (26)?

A possibilidade de greve nesta segunda-feira (26) foi suspensa, após representantes das empresas convocarem o sindicato da categoria para uma nova rodada de negociações salariais.

Logo, o serviço vai operar normalmente durante todo o dia. 

ASSEMBLEIA GERAL PARA GREVE DE ÔNIBUS

"Diante dos últimos acontecimentos, eles baixaram a guarda, abdicaram da intransigência e pediram que as partes voltassem a se reunir. Aceitamos reabrir o diálogo e já adiantei que as tratativas serão sobre a pauta de reivindicações. As negociações serão objetivas. Não aceitaremos mais enrolação. Estamos no limite da nossa paciência", afirmou o presidente do sindicato, Cristiano Porangaba.

O QUE OS MOTORISTAS E COBRADORES REIVINDICAM?

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 13% e participação nos lucros de R$ 3 mil por pessoa, além de garantias de manutenção de empregos de 19 mil profissionais e volta da remuneração pelos 30 minutos de intervalo para refeição.

A empresa respondeu com uma proposta de reajuste de 3,5% e participação nos lucros limitadas a R$ 800, rejeitado pela categoria.

GREVE DO METRÔ SÃO PAULO

No dia 12 de junho, os metroviários de São Paulo também tiveram uma assembleia para definir uma possível paralisação no metrô.

Os funcionários reivindicaram o aumento do índice de reajuste para os salários, reajuste de VR e VA e a destinação de recursos financeiros para o plano de saúde.

CONTEÚDO RELACIONADO: CONHEÇA O METRÔ SUBTERRÂNEO DO ELON MUSK: