Política

Após ser declarado INELEGÍVEL, BOLSONARO diz que será "cabo eleitoral"

Ex-presidente Bolsonaro não pode mais se candidatar até 2030

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/06/2023 às 19:57
Notícia
DOUGLAS MAGNO / AFP
Ex-presidente Jair Bolsonaro - FOTO: DOUGLAS MAGNO / AFP

Após ser declarado inelegível pelo TSE, o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que pretende ser "cabo eleitoral" da direita em 2024.

Devido à decisão da Justiça, Bolsonaro não pode mais se candidatar a qualquer cargo político até 2030.

Depois do veredicto da inelegibilidade, o ex-presidente falou com a imprensa em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo Bolsonaro, a Corte “condenou pela primeira vez alguém por abuso de poder político” em um “crime sem corrupção”. Ele também disse que "não está morto" politicamente.

Bolsonaro disse que pretende ser “cabo eleitoral” porque, segundo ele, não há candidatos na oposição para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima eleição. “Seria quase um W.O. (sigla para walk over, que significa ‘vitória fácil’)”.

Bolsonaro também declarou que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a condenação:

“Se costuma no Brasil se ver julgamento por corrupção, entre outras coisas. Pela primeira vez, abuso de poder político. O que eu vou fazer? Vou conversar com os meus advogados, e o recurso vai para o Supremo Tribunal Federal”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia.

BOLSONARO INELEGÍVEL: veja DECISÃO DO TSE

Nesta sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou durante sessão na Corte Eleitoral que Bolsonaro está inelegível por oito anos.

Bolsonaro foi condenado por ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro em julho de 2022. O TSE afirmou que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Fonte: Metrópoles

Comentários