Usuários de Iphone ou Ipad devem ficar atentos, a Apple apagará de forma permanente um álbum de fotos do seu dispositivo ainda no mês de julho.
Tratam-se das imagens do "Meu Compartilhamento de Fotos" (em inglês, "My Photo Stream"), que costuma salvar automaticamente na nuvem os registros fotográficos e mantê-los por 30 dias.
Isso acontece porque toda vez que uma foto é tirada com seu iPhone ou iPad, ela fica guardada no seu dispositivo. Mas ela também é salva no "Meu Compartilhamento de Fotos".
Idealizado e introduzido por Steve Jobs, esse álbum guardava as fotos gratuitamente e existia há mais de uma década, oferecendo uma alternativa aos planos pagos do iCloud. Salvava até mil fotos.
Atualmente, o iCloud oferece grátis 5GB de espaço para fotos, o que é suficiente para guardar cerca de 3.500 imagens, sem prazo de validade.
Mas justamente por guardar imagens feitas há meses ou anos atrás, o espaço pode não ser suficiente. Quando o espaço gratuito se esgota, as fotos deixam de ser guardadas na nuvem, e o usuário precisa pagar pelo iCloud+.
Essa era a vantagem do recurso "Meu Compartilhamento de Fotos": ele permitia armazenar as fotos mais recentes, mesmo quando o usuário não tinha espaço disponível no iCloud. Com isso, os usuários de dispositivos Apple tinham um prazo de um mês para encontrar outra forma de fazer backup das imagens ou liberar espaço no iCloud para guardar as fotos desejadas.
No entanto, a empresa anunciou recentemente que decidiu encerrar o serviço. A partir da última segunda-feira (26), as fotos deixaram de ser armazenadas automaticamente no álbum. A Apple também informou que as imagens existentes serão permanentemente excluídas em 26 de julho.
Comentários