AVIÃO DESAPARECIDO

Piloto de avião desaparecido no Paraná teria pedido informações sobre locais para pousar antes de sumir dos radares; afirmam bombeiros

Monomotor desapareceu dos radares na Serra do Mar em área de Mata Atlântica

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 05/07/2023 às 8:15 | Atualizado em 05/07/2023 às 12:22
REPRODUÇÃO: cgaviation
PA-28R-200 PIPER ARROW avião - FOTO: REPRODUÇÃO: cgaviation

O Corpo de Bombeiros do litoral paranaense afirmou que está investigando informações sobre um possível pedido do piloto do avião desaparecido no Paraná sobre locais para pouso, pouco antes de desaparecer dos radares.

O piloto do Piper Arrow desaparecido desde a segunda-feira (3) na Serra do Mar, teria entrado em contato com a rede de comunicação aérea e com o Aeroporto de Paranaguá pedindo essas informações.

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu continuidade, na terça-feira (04/07), as buscas pelo avião monomotor desaparecido, mas sem sucesso.

Nesta quarta-feira (05/07), as buscas entraram para o terceiro dia, sendo feitas por cinco aeronaves pela FAB, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e a Casa Militar.

AVIÃO DESAPARECIDO UMUARAMA

O avião desaparecido partiu da cidade de Umuarama (PR), região noroeste do estado, com destino a Paranaguá, no litoral paranaense.

As procuras pela FAB foram paralisadas às 3h da terça-feira (04/07), segundo informações da TV RPC, as tarefas foram concentradas na região de São Leopoldo, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, próximo ao litoral.

AVIÃO DESAPARECIDO NO PARANÁ

Segundo o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA), estavam no avião, além do piloto, dois passageiros. 

O Governo do Paraná confirmou que ambos passageiros são servidores, na aeronave estavam Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do estado, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.

De acordo com o governo estadual, assim que souberam da notícia do desaparecimento do avião, as buscas começaram de imediato em apoio ao Centro Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) com helicópteros do BPMOA e da Casa Militar.

O BPMOA afirmou que no percurso a aeronave não acionou o ELT (sinal de localização de emergência), foram realizadas buscas aéreas no fim da tarde de segunda-feira (03/07), sem sucesso. No entanto, a corporação disse que o mau tempo impediu a operação em algumas regiões.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado declarou que recebeu solicitação, em torno das 14h, sobre o desaparecimento de um avião.

Os bombeiros diz que, conforme informações iniciais, a aeronave teria sumido do radar às 10h14min, quando sobrevoava a região da Limeira, por trás da Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral paranaense.

O avião desaparecido tinha previsão de chegar às 10h24. Os bombeiros mobilizaram duas equipes de busca por terra, sendo uma por Guaratuba e uma por Morretes, para reconhecimento do local.

As informações são do g1 Paraná e Gazeta do Povo