CHUVA

Inmet prevê chuvas fortes em região de Pernambuco; acumulado pode chegar a 100 milímetros em 24 horas

Nesta quinta-feira (06), grande volume de chuvas atinge parte de Pernambuco. Confira as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 06/07/2023 às 9:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 9:36
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Fortes chuvas deixam pontos de alagamentos na cidade do Recife - Av Sul - Alagamento - Chuva - Trânsito - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

O Litoral de Pernambuco, ou seja, o leste do Estado, deve receber um grande volume de chuvas entre esta quinta-feira (6) e a próxima quarta-feira (12). É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão ainda aponta especialmente para uma concentração maior de precipitação entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), quando o volume de chuvas deve ganhar uma intensidade maior e pode chegar a 100 milímetros em 24 horas.

Hoje, a previsão aponta para uma chuva moderada na Região Metropolitana do Recife (RMR) e também na Zona da Mata Norte e Sul, além do Agreste ter previsão de chuva fraca e moderada.

As chuvas começam a ficar mais fortes a partir da sexta-feira na RMR, matas norte e sul, ainda fraca e moderada no Agreste. No sábado, a previsão também é semelhante, com exceção da Mata Norte, que podem apresentar chuvas mais moderadas.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), amanhã (07) a previsão aponta para um céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada ao longo do dia na Região Metropolitana. Na mata sul, há também previsão de pancadas de chuva, e, na mata norte, nublado com intensidade de chuva moderada. 

CHUVAS NO LITORAL NORDESTINO

A previsão de chuvas fortes vale também para parte da faixa leste do Nordeste, entre o litoral dos estados da Paraíba e do Sergipe.

A faixa leste da Região Nordeste, principalmente, entre o litoral dos estados da Paraíba e Sergipe, terá grande volume de chuva partir desta quinta-feira (6) até, pelo menos, o próximo dia 12 de julho.

Segundo o Inmet, o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente contribui para o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Fortes chuvas provocaram a suspensão de linhas de ônibus no Grande Recife - FOTO:Gabriel Ferreira/ Jc Imagem