Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, minimizou as preocupações em relação a um "ruído muito alto" durante um mergulho anterior do submersível Titan.
Em um episódio do programa The Travel Show da BBC em 2022, Rush foi registrado conversando com os passageiros, mencionando que um membro da tripulação ouviu um som preocupante vindo do submarino enquanto estava na superfície do oceano.
Ele admitiu que o ruído não era reconfortante, mas tentou minimizar o perigo, observando que "quase todos os submarinos de mergulho profundo fazem algum barulho em algum momento".
Embora não esteja claro o que causou o ruído, ex-funcionários da OceanGate e especialistas do setor afirmaram que expressaram repetidamente suas preocupações sobre a construção do Titan após o incidente em que ele implodiu durante uma imersão nos destroços do Titanic, resultando na morte de Rush e outros quatro a bordo.
Os denunciantes explicaram que o casco "experimental" de fibra de carbono do submersível não era adequado para profundidades extremas em explorações em alto mar, e a cola vazou das costuras dos sacos de lastro.
O submersível Titan não havia sido certificado de forma independente.
Durante uma participação no programa da BBC, Rush fez alertas aos membros da tripulação e aos passageiros sobre os perigos de mergulhar nos destroços do Titanic.
"Queremos que todos participem disso totalmente informados. É um submarino experimental, é um ambiente perigoso."
No mês passado, o ex-consultor da OceanGate Expeditions, Rob McCallum, revelou que havia escrito para Rush em 2018, expressando preocupações de que ele estava "potencialmente colocando a si mesmo e seus clientes em uma situação perigosa".
"Por mais que eu aprecie o empreendedorismo e a inovação, você pode estar colocando todo um setor em risco", alertou McCallum.
Rush descartou essas preocupações como "reclamações infundadas" e afirmou que as considerava um insulto pessoal.
Em uma entrevista de 2021, Rush parecia se orgulhar de "quebrar as regras" durante a construção do Titan.
Comentários