ASTRONOMIA

Cientistas anunciam descoberta do planeta mais brilhante já encontrado fora do Sistema Solar

Descubra qual o planeta mais brilhante já descoberto fora do Sistema Solar

Amanda Marques
Publicado em 28/07/2023 às 12:35 | Atualizado em 28/07/2023 às 12:36
EUROPEAN SPACE AGENCY/AFP
Impressão artística do exoplaneta (planeta brilhante) LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira. O planeta tem aproximadamente o tamanho de Netuno e reflete 80% da luz que incide sobre ele - FOTO: EUROPEAN SPACE AGENCY/AFP

Astrônomos anunciaram um grande achado: LTT9779b, o planeta mais brilhante já descoberto fora do Sistema Solar. De acordo com informações da Agência Espacial Europeia (ESA), o planeta é um mundo repleto de chamas e que chove titânio.

O exoplaneta, nome dado aos planetas que existem fora do Sistema Solar, está em uma distância de 262 anos-luz da Terra e reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita, afirmou as observações Cheops (Characterising ExoPlanet Satellite), telescópio europeu.

Com o tamanho de netuno, o chamado LTT9779b foi descoberto em 2020 e precisa de 19 horas para dar a volta completa em torno da sua estrela. Esse planeta é o primeiro fora do Sistema Solar a igualar o brilho de Vênus.

NASA.

Exoplaneta LTT 9779 b. - NASA.

Sobre o exoplaneta descoberto

De acordo com o pesquisador do Observatório Côte d'Azur e coautor do estudo publicado na revista Astronomy and Astrophysics, Vivien Parmentier, o planeta tem aproximadamente cinco vezes a dimensão da Terra e está localizada em uma área em que planetas de tal dimensão não deveriam existir.

Os cientistas se perguntaram o motivo do exoplaneta ter uma atmosfera, já que devido à proximidade com a sua estrela, é normal esperar que não existiria uma formação gasosa ali.

Mas, após diversas investigações realizadas, a explicação estava nas "nuvens metálicas do LTT9779b atuam como um espelho", refletindo a luz e impedindo que a atmosfera seja "arrastada", explicou o Maximilian Guenther, cientista-chefe do projeto Cheops, da ESA.

Diário de Notícias.
Foto ilustrativa de estrela. - FOTO:Diário de Notícias.
NASA.
Exoplaneta LTT 9779 b. - FOTO:NASA.