Política

Apesar de pedir boicote à Globo, Bolsonaro pagava pay-per-view de emissora para gabinete

Informação foi revelada por meio de um e-mail que a ex-assessora de Bolsonaro enviou a um dos auxiliadores

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/08/2023 às 19:48 | Atualizado em 08/08/2023 às 19:49
Notícia
EVARISTO SA / AFP
Jair Bolsonaro - FOTO: EVARISTO SA / AFP

Apesar de criticar a TV Globo, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu a instalação dos canais Premiere, pay-per-view de futebol da Globo, dentro do próprio gabinete, enquanto estava no cargo.

A informação, que foi divulgada pelo portal Metrópoles, foi revelada por meio de um e-mail em que a ex-assessora do gabinete pessoal do presidente da República, Patrícia Broetto, solicitava a um dos auxiliadores de Bolsonaro, Osmar Crivelatti, a instalação dos canais:

"Solicito, por gentileza, confeccionar um Ofício SEI, destinado à Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, com a seguinte demanda: Habilitar o canal Premiere, canal de televisão por assinatura por assinatura brasileiro em pay-per-view que transmite alguns Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil, além do Campeonato Brasileiro da série A e da série B, no ponto de TV por assinatura habilitado no Gabinete do Presidente da República".

O registro está incluído no conjunto de mais de 17 mil e-mails eliminados da caixa de entrada pertencentes a ex-colaboradores do ex-presidente.

Estes e-mails foram encaminhados à CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro.

A solicitação efetuada por Crivelatti foi eliminada, porém, ficou armazenada na pasta de lixo eletrônico do correio eletrônico.

A assessoria de imprensa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou ter qualquer conhecimento acerca desse pedido.

CRÍTICAS À TV GLOBO

Bolsonaro tem feito críticas recorrentes à TV Globo desde que tomou posse como presidente em 2018.

Cerca de duas semanas após ter solicitado a ativação do pay-per-view da Globo em seu gabinete, em abril de 2022, Bolsonaro fez um discurso direcionado a empresários que haviam apoiado sua campanha, incitando um boicote à emissora.

"Se a Globo acusasse com razão, tudo bem. Agora, vocês que são anunciantes, ajudariam muito o Brasil. Eu peço a vocês, órgãos de imprensa que mentem o tempo todo, não anunciem nesse órgão de imprensa. É a maneira que nós temos realmente de mudar o destino do Brasil", disse ele.

*Com informações do Metrópoles e Notícias da TV

Comentários