POLUIÇÃO

Médicos encontram microplásticos em CORAÇÃO HUMANO pela primeira vez

Especialistas alertam para possíveis efeitos colaterais da poluição na saúde humana

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 12/08/2023 às 15:52
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Tanto para o colesterol quanto para a pressão alta, o tratamento consiste num programa de medidas que engloba a reeducação alimentar, exercícios físicos e, se for o caso, medicamentos - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Renomados médicos chineses anunciaram uma descoberta surpreendente e preocupante, nos últimos dias. Pela primeira vez, microplásticos foram encontrados nas cavidades de corações humanos.

A pesquisa, conduzida por meio de tecnologias avançadas como laser infravermelho e microscopia eletrônica, foi publicada na revista científica Environmental Science & Technology. As informações são do portal UOL.

Os microplasticos já haviam sido encontrados em outras amostras humanas anteriormente, como no sangue, pulmões, placenta, útero, boca e ânus, entretanto, o coração, um órgão profundo e resguardado, agora entra na lista como o local mais inesperado para a presença desses materiais microscópicos.

REVELAÇÃO SURPREENDENTE

A pesquisa envolveu a coleta de amostras de tecido cardíaco de 15 pacientes submetidos a cirurgias cardíacas.

Os resultados revelaram a presença de microplásticos em diversos tipos de tecido, incluindo pericárdio, tecido adiposo epicárdico, tecido adiposo pericárdico, miocárdio e apêndices atriais esquerdos.

Além disso, amostras de sangue venoso pré e pós-operatório também apresentaram a presença dessas partículas.

Embora os microplásticos não estivessem presentes em todas as amostras de tecido cardíaco, eles identificaram nove tipos diferentes dessas partículas em cinco tipos de tecido. O maior microplástico encontrado tinha um diâmetro de 469 micrômetros.

POSSÍVEL MOTIVAÇÃO

Entre os médicos, ainda não está claro como a cirurgia pode ter introduzido microplásticos no coração humano, mas a presença de metil metacrilato, um dos tipos de plástico, em locais como o apêndice atrial esquerdo, tecido adiposo epicárdico e tecido adiposo pericárdico, sugere uma possível entrada independente da intervenção cirúrgica.

IMPACTOS PARA A SAÚDE: Possíveis efeitos colaterais

Embora os impactos da presença de microplásticos em órgãos internos ainda estejam sendo estudados, pesquisas prévias sugerem possíveis associações com:

  • abortos;
  • diabetes;
  • infertilidade;
  • reações alérgicas;
  • diversos tipos de câncer;
  • doenças cardíacas;
  • doenças psíquicas e;
  • síndrome do ovário policístico (SOP).

O QUE SÃO MICROPLÁSTICOS?

Os microplásticos, partículas minúsculas com diâmetro inferior a cinco milímetros, surgem a partir da decomposição de materiais plásticos convencionais. Presentes no ar, água e solo, esses resíduos preocupam cientistas devido aos danos ambientais.

Estima-se que aproximadamente 171 trilhões de partículas de plástico, equivalentes a 2,3 milhões de toneladas, poluam os oceanos, impactando ecossistemas e a vida marinha.

Comentários