Diversos estados do Brasil sofreram um apagão na manhã desta terça-feira (15).
Os estados mais afetados parecem ser do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Acre, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rondônia, Pernambuco e Amapá.
Contudo, dezenas de moradores da região Sul e Sudeste também relataram problemas com a queda de energia.
QUEDA DE ENERGIA NO BRASIL
O apagão começou por volta das 8h30. A energia retornou após dez minutos em algumas cidades, mas ainda há muitos locais sem luz.
Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44.
A energia começou a se estabilizar a partir das 9h da manhã.
Com o apagão, diversos serviços são afetados, como aplicativos de bancos e serviços de operadoras de celular.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE APAGÃO NO BRASIL
APAGÃO NO BRASIL HOJE
Por conta do apagão, diversas notificações foram relatadas no site Down Detector, que é responsável por detectar erros em plataformas e rede sociais.
NOTA OFICIAL APAGÃO NO BRASIL
A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.