Um apagão atingiu várias partes do país nesta terça-feira (15/08). Ao menos 25 estados foram afetados pela falta de energia elétrica.
Há diversos relatos nas redes sociais de falta de energia em estados do nordeste, sul e sudeste do país.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia informaram que houve uma falha às 8h31.
BRASIL APAGÃO; APAGÃO NO BRASIL HOJE (15/08)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico se manifestou a respeito da falta de energia na manhã desta terça-feira (veja no fim da reportagem).
A queda de energia teve duração em torno de 10 minutos em boa parte do país, porém, em diversos locais ainda há falta de energia, e o restabelecimento está acontecendo aos poucos.
Através das redes sociais, vários relatos sobre a falta de luz foram compartilhados. Em vários pontos do país o clima era tranquilo, sem chuva ou condições que justificassem a queda de energia.
Em São Paulo, a falta de energia atingiu o funcionamento dos transportes. Na estação Vila Sônia do Metrô, as escadas rolantes foram desligadas e grandes filas se formaram nas catracas. A ViaMobilidade confirmou que a falha no sistema foi devido ao sistema de energia elétrica.
Em Salvador, as composições do Metrô ficaram paralisadas. Em Brasília algumas regiões ficaram sem energia.
Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos.
Semáforos desligados causaram bastante transtornos em Belém, Fortaleza e outras cidades.
Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos. Em Manaus, um comerciante teve que usar velas para reforçar a iluminação.
O QUE DIZ O ONS?
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), disse que houve um problema no sistema nacional que levou a interrupção no fornecimento de 16 mil megawatts de carga em estados no Norte e Nordeste do Brasil.
Estados do Sudeste também foram atingidos, segundo o ONS. A interrupção se deu devido a abertura, às 8h31 da interligação Norte / Sudeste.
O ONS diz que as causas estão sendo apuradas e que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões atingidas.
De acordo com o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse atingir a produção e distribuição de energia.
"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explicou.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA SE MANIFESTA A RESPEITO DO APAGÃO
Confira a nota do Ministério de Minas e Energia sobre o apagão no Brasil nesta terça-feira:
"O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente."