TEMPO

Ciclone extratropical e rajadas de vento estão previstos para atingir Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul fica em alerta com a previsão de ciclone extratropical

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/08/2023 às 8:01
Reprodução/ The World Meteorological Organization
Ciclone no Rio de Janeiro assusta população e está em estágio de mobilização - FOTO: Reprodução/ The World Meteorological Organization

Um novo ciclone extratropical está se formando entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre a próxima sexta-feira (18) e sábado (19).

O que é um ciclone extratropical? Esse tipo de ciclone é formado pela interação de massas de ar quente e frio. A massa de ar quente é geralmente mais úmida e menos densa, enquanto a massa de ar frio é mais seca e mais densa, quando essas massas de ar se encontram, o ar quente sobe e o ar frio desce. Isso cria uma zona de baixa pressão atmosférica, que é o centro do ciclone extratropical.

As informações são do Climatempo, que aponta como consequência da formação do ciclone uma forte chuva com risco de temporais em áreas da região sul do Brasil e também na parte sul do Mato Grosso do Sul.

Previsão aponta fortes rajadas de vento

A partir do ciclone, uma frente fria vai se formar no sábado e avançará em direção ao Sudeste do Brasil.

Chuva forte também é prevista para atingir o norte gaúcho até as áreas de São Paulo que fazem divisa entre Paraná e grande parte do Mato Grosso.

Além disso, rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h em quase toda a região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, e triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul, além do sul do Mato Grosso e Goiás.

Os ventos podem ficar mais intensos no litoral gaúcho e na Costa Verde, no Rio de Janeiro.