ASSÉDIO

Assédio no trabalho: denúncias por assédio sexual mais que dobram em apenas 7 meses

Número de denúncias por assédio sexual e moral em 7 meses se aproximam do número total registrado em 2022

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/08/2023 às 10:18
Reprodução/ Internet
Campanha pretende proteger as mulheres - FOTO: Reprodução/ Internet

O Ministério Público do Trabalho registrou um crescimento preocupante de denúncias por assédio sexual e moral de janeiro a julho deste ano. O número chegou a marca de 8.458 denúncias em todo o país.

O número de denúncias se aproxima do total registrado no ano de 2022, que chegou a 8.508 denúncias.

De acordo com o G1, a maior parte das denúncias é de assédio moral, mas os números de assédio sexual ainda preocupam. No ano passado, cerca de 393 denúncias de assédio sexual foram registradas, já neste ano, o número mais que dobrou, subindo para 831.

Assédio moral e sexual no trabalho: mais pessoas denunciam

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) registrou, em 2023, uma média de 220 novos processos de assédio moral e sexual por dia.

Os especialistas apontam que a criação de novas leis, que protegem as vítimas de assédio, deu mais coragem para as pessoas denunciarem.

Assédio moral ou sexual? 

O assédio moral é um tipo de violência psicológica que pode ser caracterizado por comportamentos como humilhações, intimidações, isolamento e chantagens.

O assédio sexual é um tipo de violência sexual que pode ser caracterizado por comportamentos como toques indesejados, propostas sexuais e ameaças.