Tempo

Ciclone extratropical se forma neste fim de semana na costa do Rio Grande do Sul

Veja qual é a previsão do tempo na região neste sábado e domingo

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/08/2023 às 20:04
Notícia
PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO
A passagem de um ciclone extratropical provocou mortes e estragos nos Estados do Sul do País - FOTO: PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (18) sobre a formação de um novo ciclone extratropical neste fim de semana na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

De acordo com o Inmet, a previsão é que no Brasil as rajadas de vento mais intensas podem alcançar os 80 km/h e ficarão concentradas na faixa litorânea do estado.

O fenômeno deverá permanecer na maior parte do tempo no sábado e domingo na faixa litorânea entre Argentina e Uruguai.

A frente fria junto com o ciclone poderá causar fortes chuvas, descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no restante do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o Inmet, São Paulo, sul e sudeste de Minas Gerais e sul e centro do Rio de Janeiro poderão ser atingidos pela frente fria. Junto com ela, pode vir pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento.

Segundo o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo, as rajadas devem ficar em torno de 70 km/h nessas regiões citadas.

A Marinha do Brasil também fez um alerta aos navegantes sobre a formação do ciclone extratropical, que pode afetar a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, entre Chuí (RS) e Macaé (RJ).

*Com informações da Agência Brasil

Comentários