BRICS

Cúpula dos Brics faz convite para novos integrantes e bloco terá mais 6 países

Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã agora fazem parte do Brics. Medida começa a valer em primeiro de janeiro de 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 24/08/2023 às 9:20
Notícia
X

A 15ª Cúpula do Brics, que encerra em Joanesburgo, África do Sul, nesta quinta-feira (24/8), anunciou a adesão de seis novos países ao bloco.

Agora, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã tornaram-se membros do grupo.

DILMA se reúne com VLADMIR PUTIN na RÚSSIA; SAIBA MOTIVO

NOVOS INTEGRANTES DO BRICS

Os novos integrantes do Brics se juntam aos membros existentes, que incluem o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A admissão de novos países era um dos principais objetivos da reunião que teve início na terça-feira passada (22/08).

"Agora, o PIB do Brics eleva-se para 36% do PIB global em paridade de poder de compra e 46% da população mundial", afirmou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante seu discurso de encerramento do evento.

"O Brics continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões", destacou Lula.

A inclusão dos novos membros entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, sujeita ao cumprimento de uma série de requisitos por parte dos recém-chegados.

No entanto, a própria admissão foi possível devido às concessões feitas pelos membros originais. Um exemplo disso é o Brasil, que anteriormente tinha restrições quanto à inclusão de países com sistemas ditatoriais.

Entretanto, abriu mão dessas restrições em troca do fortalecimento de sua representação com uma cadeira adicional no Conselho de Segurança da ONU.

Durante seu discurso, Lula fez questão de mencionar a Argentina, evidenciando o compromisso estabelecido com o governo vizinho desde o início de seu mandato.

"Por fim, dedico uma mensagem especial ao querido Alberto Fernández, presidente da Argentina e grande amigo do Brasil e do mundo em desenvolvimento. Continuaremos avançando lado a lado com nossos irmãos argentinos em mais um foro internacional", destacou o presidente brasileiro.

CÚPULA DO BRICS

Na Cúpula do Brics, eles firmaram o documento de compromisso conhecido como Carta de Compromissos de Joanesburgo II, reafirmando os objetivos de multilateralismo, cooperação, desenvolvimento sustentável e bem-estar das populações.

Mesmo com a presença da Rússia, que esteve envolvida na invasão da Ucrânia no ano anterior, o texto da carta destaca o compromisso com a paz mundial.

Além disso, foi estabelecida a formação de um grupo de trabalho encarregado de desenvolver uma moeda compartilhada para facilitar as transações comerciais entre as nações.

A carta também enfatiza firmemente a necessidade de os países desenvolvidos contribuírem financeiramente para a preservação do meio ambiente e faz críticas diretas à Organização das Nações Unidas (ONU).

*As informações são do Portal Metrópoles

LULA quer retomar parcerias com países africanos

Tags

Autor