Ministério da Gestão estuda proposta de prova unificada para concursos públicos no Brasil
Exame poderia ser realizado em mais de 100 cidades do Brasil
Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) está considerando a possibilidade de criar uma prova que unifique os concursos públicos no Brasil. A chefe da pasta, Esther Dweck, planeja apresentar a ideia nesta sexta-feira (25).
A prova incluiria questões de conhecimentos gerais e específicos nas áreas escolhidas pelos candidatos, seguindo um formato de custo acessível, semelhante ao do Enem.
Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) previu que o exame poderia ser realizado em até 180 cidades, com foco principalmente em regiões como Nordeste, Norte e Sudeste.
O conceito de unificação dos concursos públicos será compartilhado com outros ministérios para receber sugestões e críticas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também foram consultados para avaliar a viabilidade desse projeto.
- PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS HOJE (25): DATA DA PRIMEIRA PARCELA do PISO DA ENFERMAGEM foi CONFIRMADA em SETEMBRO! Confira
- Piso Salarial Enfermagem hoje (25): revelada data de pagamento da primeira parcela do Piso da Enfermagem em setembro; veja
- PIS 2024 CALENDÁRIO DE PAGAMENTO: DATA DA PRIMEIRA PARCELA foi ANTECIPADA para a PRÓXIMA SEMANA? Veja QUEM TEM DIREITO AO PIS 2024
"Ainda estamos em discussões, muitos órgãos que realizam concursos têm mostrado interesse, mas os detalhes ainda não foram definidos. O modelo não está finalizado, porém já temos várias abordagens consideradas para apresentar", afirmou Dweck à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.