NOTÍCIAS

Explosão derrubou avião de Prigozhin, chefe do Grupo Wagner, afirma 'New York Times'

A informação está em um relatório preliminar sobre o incidente e não é uma avaliação final

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 25/08/2023 às 10:18 | Atualizado em 25/08/2023 às 10:36
Notícia
X

Oficiais das Forças Armadas dos Estados Unidos comunicaram ao jornal "New York Times" que sustentam a hipótese de que a queda da aeronave transportando o mercenário Yevgeny Prigozhin, ocorrida na quarta-feira (23), foi provavelmente resultado de uma explosão interna na aeronave.

O jornal não divulgou as identidades dos militares que apresentaram tais declarações. Essa informação provém de um relatório preliminar acerca do incidente e não constitui uma avaliação definitiva.

A teoria primordial sustenta que a explosão interna na aeronave pode ter sido causada por uma bomba ou outro artefato presente a bordo, embora outras conjecturas, como a possibilidade de uso de combustível adulterado, também estejam sendo consideradas.

As autoridades dos EUA ainda não podem afirmar com absoluta certeza o óbito de Prigozhin, mas diversos oficiais dos serviços de inteligência indicam que essa parece ser a circunstância mais provável.

Não há sinais de míssil

As Forças Armadas dos Estados Unidos comunicaram que não existem evidências que sugiram que o avião tenha sido abatido por um míssil terra-ar.

O porta-voz do Ministério de Defesa dos EUA, Pat Ryder, afirmou que "não há qualquer informação que indique que um míssil terra-ar tenha sido envolvido", acrescentando que as versões que aventam essa possibilidade são imprecisas.

Ele também se pronunciou sobre a confirmação do falecimento de Prigozhin: "Baseando-nos em diversas considerações, é provável que ele tenha falecido".

Tags

Autor