DECLRAÇÃO

Lula: 'Conselho de Segurança da ONU que deveria ser da paz, é o que faz guerra'

Essas declarações foram feitas em Angola, onde Lula desembarcou em Luanda para uma visita oficial de dois dias, após participar da 15ª Cúpula do BRICS na África do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 26/08/2023 às 15:41 | Atualizado em 26/08/2023 às 15:43
Notícia
X

Em Angola, neste sábado (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seu apoio a uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Lula enfatizou que a atual estrutura da entidade não está cumprindo sua finalidade original e não possui a mesma credibilidade da ONU de 1945, quando foi estabelecida.

Além de advogar por uma expansão na representação de países, Lula destacou a necessidade de conceder mais espaço e voz às nações em desenvolvimento.

“O Conselho de Segurança, que deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade, é o que faz a guerra sem conversar com ninguém", disse Lula.

"A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos vão para o Iraque sem discutir no Conselho de Segurança. A França e a Inglaterra vão invadir a Líbia sem passar pelo Conselho de Segurança. Ou seja, quem faz a guerra, quem produz arma, quem vende armas são os países do Conselho de Segurança. Está errado”, emendou.

REPRESENTAÇÃO NA ONU

Lula também defendeu a necessidade de uma "representação geográfica mais realista" na ONU.

“Em 1948, a ONU conseguiu criar o Estado Israel. Em 2023, ela não consegue fazer cumprir a área reservada aos palestinos. Ela ficou enfraquecida. E, na questão climática, é mais grave. Em todas as COP [Conferências das Partes], nós decidimos muitas coisas, mas nenhuma delas é cumprida. Por que não é cumprida? Porque não há um Estado soberano. A ONU não tem força para dizer: ‘Isso aqui nós temos que cumprir, senão haverá determinadas ações’”, defendeu.

Essas declarações foram feitas em Angola, onde Lula desembarcou em Luanda para uma visita oficial de dois dias, após participar da 15ª Cúpula do BRICS na África do Sul.

Antes de retornar ao Brasil, o líder do Partido dos Trabalhadores também planeja visitar São Tomé e Príncipe durante a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Essa é a primeira visita oficial do presidente ao continente africano durante seu terceiro mandato.

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O Conselho de Segurança é um órgão crucial da ONU, responsável por manter a paz e a segurança internacional.

Ele pode autorizar operações militares internacionais, impor sanções e estabelecer missões de paz para resolver conflitos ou auxiliar na reconstrução após crises. O Brasil já liderou uma dessas missões no Haiti, iniciada em 2004.

Atualmente, o Conselho de Segurança é composto por 15 membros com direito a voto, sendo que os cinco membros permanentes possuem poder de veto.

Esses membros permanentes são Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Os outros 10 assentos são distribuídos de acordo com regiões geográficas.

Com informações do portal Metrópoles.

Tags

Autor