Lula diz que vai criar Ministério da Pequena e Média Empresa, em meio a negociações com Centrão
A declaração foi feita durante a transmissão do ‘’Conversa com o Presidente’’, live semanal do mandatáriO
O presidente Lula (PT) anunciou nesta terça-feira (29) que vai criar o ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais.
A declaração foi feita durante a transmissão do ‘’Conversa com o Presidente’’, live semanal do mandatário.
O anúncio do presidente acontece em meio às negociações para uma reforma ministerial que deve incluir o PP e o Republicanos na Esplanada dos Ministérios.
.
“Nós vamos criar. Estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que a gente tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade"presidente Lula
Segundo Lula, o objetivo da nova pasta é valorizar o trabalho de empreendedores. “Tem gente que prefere trabalhar em casa, na rua, abrir uma salinha para produzir alguma coisa e vender", afirmou.
"Nós precisamos entender que essa gente tem importância e precisamos dar condições de essas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Quando essa pessoa tiver ganhando dinheiro, ela vai pagar o crédito do empréstimo”, completou.
REFORMA MINISTERIAL
Lula não indicou quem assumiria a pasta. Porém, segundo informações da CNN Brasil, líderes do centrão avaliam ser possível bater o martelo no novo desenho da reforma ministerial até amanhã. PP e Republicanos aguardam uma nova rodada de conversas com o presidente Lula.
Há esperanças de que Lula apresente uma nova proposta de redesenho da Esplanada, oferecendo uma solução para o impasse que se instalou nas conversas com o PP.
No início deste mês, Lula definiu que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) serão ministros. Até agora, no entanto, ele não decidiu quais pastas eles vão comandar.
Caso a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais seja concretizada, o presidente deve entregar a nova pasta a um dos parlamentares.
Com isso, o MDIC, pasta controlada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), deve perder uma área sob seu domínio, o que afeta um cargo entregue ao PSB, que indicou o ex-deputado Milton Coelho (PE) para o posto de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo.
“Nós vamos criar. Estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais, para que a gente tenha um ministério específico para cuidar dess
presidente Lula