FAUSTÃO

ATUALIZAÇÕES SAÚDE DE FAUSTÃO: Veja o estado de saúde de Faustão HOJE (31), de acordo com os médicos do apresentador

O apresentador está internado no Hospital Albert Einstein se recuperando do transplante de coração

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 31/08/2023 às 7:42
X

Após 72 horas da realização do transplante de coração de Faustão, o boletim médico emitido pelo Hospital Albert Einstein nesta quarta-feira (30) relata que sua função cardíaca foi normalizada e está estável.

De acordo com os médicos, o apresentador encontra-se em bom estado de saúde, falando de maneira regular. Na terça-feira (29), Faustão foi extubado e passou a respirar sem a ajuda de aparelhos.

Atualizações sobre o estado de saúde de Faustão

Veja a íntegra do boletim emitido pelo hospital:

"O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia."

Saúde de Faustão após transplante de coração

No boletim emitido no dia anterior (29), os médicos de Faustão disseram que o apresentador se encontra "consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração", mas que permanece na UTI. 

Outro boletim, de segunda (28), afirmou que as funções do coração transplantado em Faustão estão em conformidade com as expectativas. "Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas".

Faustão furou a fila do SUS?

O transplante de coração é um processo meticuloso, envolvendo avaliações rigorosas de diversos critérios, como a gravidade da saúde do paciente e a compatibilidade com o órgão doador.

Inicialmente, a espera pelo transplante de Faustão estava prevista para até 18 meses.

Entretanto, devido à condição crítica de saúde do apresentador, que estava em terapia intensiva e necessitando de diálise para auxiliar a função cardíaca, sua prioridade na fila do SUS foi revisada.

Após a mudança, o prazo para a obtenção do coração foi reduzido para três meses, de acordo com informações da Folha de São Paulo.

O processo de transplante de coração envolve uma avaliação meticulosa de muitos critérios, incluindo a gravidade da condição de saúde do paciente e a compatibilidade entre o órgão doado e o receptor.

Quem foi o doador do coração para Faustão?

Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, o apresentador Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração.

"A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", disse a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde também se prounciou sobre o caso. A nota da pasta diz que Faustão foi "priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.

No domingo (27), um coração ficou disponível em São Paulo. No entanto, a equipe médica do paciente em primeiro lugar na fila de transplantes recusou o órgão.

Então, a equipe médica de Faustão foi abordada com a oferta e, após aceitar, realizou a cirurgia no mesmo dia.

A identidade do doador é mantida sob sigilo.

Como funciona a fila de transplante de coração no Brasil?

O transplante de coração é uma cirurgia complexa em que um coração saudável de um doador compatível substitui o coração do paciente com uma doença cardíaca grave.

Este procedimento é feito para melhorar a vida do paciente, permitindo que o novo coração assuma o papel de bombear sangue, restaurando assim a circulação adequada.

No Brasil, o SUS gerencia a fila de transplantes cardíacos. A prioridade é determinada, entre outros critérios, pela compatiblidade do órgão, o tempo de espera e a gravidade da saúde do paciente.

Os principais aspectos do funcionamento do transplante cardíaco no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são:

  • O paciente precisa ser cadastrado na fila pelo médico responsável;
  • A fila, que é gerenciada pela Secretaria Nacional de Transportes, funciona por ordem cronológica de cadastro;
  • Além do tempo de espera, também á classificação de acordo com o tipo sanguíneo e com a gravidade da saúde do paciente;
  • Para receber um transplante de coração, é preciso haver compatibilidade genética entre doador e em recebe;
  • Outro fator levado em conta é distância entre o doador e o paciente, devido ao limite de tempo que o coração pode ficar fora do corpo, chamado de isquemia; 
  • Crianças são prioridade na fila de transplante de coração.

TRANSPLANTE FAUSTÃO: quem DOOU CORAÇÃO para o apresentador?

Tags

Autor