Política

Dilma merece pedido de desculpas por impeachment, declara presidente Lula

Presidente fez declaração durante evento em Teresina, no Piauí

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 31/08/2023 às 14:54
Notícia
X

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quinta-feira (31), que a ex-presidente Dilma Rousseff merece um pedido de desculpas pelo impeachment sofrido em 2016.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, por unanimidade, na semana passada, manteve a decisão que arquivou uma ação de improbidade contra Dilma sobre as "pedaladas fiscais".

Durante um evento em Teresina, no Piauí, onde Lula anunciou os investimentos do Novo PAC no estado e lançará um novo programa que visa tirar o Brasil do Mapa da Fome, o presidente falou sobre o assunto.

“Eu acho que algum pedido de desculpas, em algum momento, alguém tem que fazer. Não é possível que você inventa uma mentira, você derruba uma presidenta, você destrói parte do Brasil, depois a Justiça diz que aquele crime não existiu e ninguém pede desculpa. Fica uma coisa muito sem explicação para a sociedade, além do que da destruição da imagem das pessoas durante vários anos. Todo mundo sabe o que a Dilma passou”, disse Lula.

“Eu não sei como é que fica a situação política brasileira, porque a Dilma foi condenada por uma pedalada e, agora, a Justiça Federal de Brasília absolveu a Dilma, diz que ela não cometeu o crime. Obviamente que ela não pode querer voltar para o governo, porque eu não vou sair para ela entrar, ela vai ter que esperar”, completou, em tom de brincadeira.

A Décima Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) proferiu uma sentença sobre a apelação apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação à decisão tomada em primeira instância, a qual havia arquivado, no ano anterior, o processo.

O MPF havia acusado Dilma Rousseff e os outros membros de seu governo de improbidade devido à suposta utilização de instituições financeiras estatais para fins de "manipulação dos resultados fiscais".

Tags

Autor