Pix no transporte público, pedágios e estacionamentos? Banco Central deseja ampliar o uso do Pix
Relatório divulgado do Banco Central revela o desejo da entidade de ampliar o Pix para pedágios, transporte público e estacionamentos
Hoje (04), o Banco Central (BC) anunciou dados em relação ao seu relatório sobre o Pix, forma de transferência instantânea muito usada pelos brasileiros.
Um dos destaques desse relatório foi o maior Pix no valor de R$ 1,2 bilhão registrado pelo BC, realizado em dezembro do ano passado.
Mas, outro assunto ganhou espaço nos dados divulgados: a possibilidade de usar o Pix em estacionamentos, pedágios ou nos transportes públicos.
"O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público", explicou o BC, segundo o Metrópoles.
O banco ainda afirmou que o Pix poderá ser usado em operações internacionais, com pagamentos entre empresas e de compras de bens e serviços no exterior.
Banco Central pode transformar Pix em alternativa ao cartão de crédito
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse recentemente que o Pix tem potencial para se tornar uma alternativa ao cartão de crédito.
As declarações do chefe da autoridade monetária foram feitas no contexto das discussões sobre o possível fim do rotativo do cartão de crédito, que é um produto financeiro de alto custo para os consumidores, segundo o Metrópoles.
No relatório, o BC explicou que há possibilidade de “estabelecer regras padronizadas que viabilizem a utilização de mecanismos de garantia vinculados às transações de pagamento, possibilitando que o Pix seja utilizado para pagamentos a prazo ou parcelados, mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador”.
Até o momento, não há informação sobre datas e ampliação do Pix para novas funcionalidades.
*Com informações do Metrópoles.
PIX PODERÁ SER FEITO SEM CONEXÃO À INTERNET; CONFIRA INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL:
Para obter informações adicionais, assista ao vídeo e saiba mais detalhes.
(Imagens: Reprodução/ Redes Sociais)
#bolsonaro #governolula #7desetembro #ll #er" />