piso da enfermagem

Piso Salarial Enfermagem: pagamento poderá atrasar após problemas com o Ministério da Saúde

Piso salarial enfermagem poderá atrasar em municípios, cidades responsabilizam a falta de comunicação do Ministério da Saúde. Localidades também reclamam de números menores ao previsto, entenda motivo e saiba quando recebe

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 12/09/2023 às 7:31
Notícia
X

O primeiro repasse do piso salarial enfermagem já foi realizado para maior parte dos municípios brasileiros, mas ainda existem locais com problemas no valor dos recursos distribuídos pelo Ministério da Saúde. Tal situação poderá atrasar o pagamento dos enfermeiros dessas regiões. Entenda a situação.

Problemas de comunicação com o Ministério da Saúde poderão atrasar o pagamento do Piso Salarial Enfermagem em cidades

Segundo informações do portal Uol, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica que poderá haver o atraso no pagamento do piso salarial enfermagem em diversas cidades brasileiras. O principal problema apontado é a falta de informações e comunicação com o Ministério da Saúde

A CNM aponta que cerca de 3.800 cidades poderão receber menos do que já estava previsto para quitar a diferença do piso salarial enfermagem no salário dos enfermeiros.

O principal motivo para tais alterações no valor dos recursos estão vinculadas com o sistema de cadastro de profissionais no InvestSUS, já que os grupos responsáveis por adicionar as informações ficaram em dúvida sobre a inserção de horas extras e turnos duplicados, o que gerou diferenças na quantia apresentada para o piso salarial enfermagem.

Segundo o Uol, 69% dos municípios cadastrados tiveram uma diminuição dos recursos que seriam repassados pelo Ministério da Saúde para pagar o piso salarial enfermagem. A CNM não sabe explicar essa alteração, mas se supõe que a redução tem relação com dados inflados ou um menor número de horas extras.

A CNM aponta que o preenchimento do cadastro no InvestSUS foi solicitado sem existir orientações iniciais para inscrição dos profissionais. A confederação também aponta a instabilidade do sistema como um problema. Cerca de 8,5% de todos os municípios cadastrados ainda não tiveram acesso ao valor do repasse. 

Sobre esse tema, o Ministério da Saúde do Governo Lula (PT) indica que 117 cidades poderão receber o repasse mais tarde, mas terão acesso ao valor do piso salarial enfermagem de toda forma. 

A partir do dia do repasse da União, estados e municípios tem 30 dias para pagar os enfermeiros, a maior parte dos locais terá até 20 de setembro para cumprir esse prazo.

Entenda como será PAGAMENTO RETROATIVO do PISO DA ENFERMAGEM

Tags

Autor