PGR

Lula deve escolher nesta semana quem substituirá Augusto Ares na PGR; Veja lista dos mais cotados

Procurador Geral da República é o chefe do Ministério Público no país; Críticos afirmam que Augusto Aras foi condescendente com Jair Bolsonaro, que o nomeou

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 12/09/2023 às 11:36 | Atualizado em 12/09/2023 às 11:42
Notícia
X

O presidente Lula deve escolher ainda nesta semana quem será o novo Procurador-Geral da República, substituto do atual, Augusto Aras. A informação é da jornalista do G1 e GloboNews Daniela Lima.

O PGR é chefe do Ministério Público do país e, no âmbito judicial, é quem pode representar contra o presidente da República.

Entre outras funções, cabe ao Procurador-Geral da República pedir abertura de inquérito contra o presidente, ministros de Estado, deputados e senadores.

Nos últimos anos, antes de Augusto Aras, por exemplo, o Brasil já teve como PGR nomes como Rodrigo Janot e Raquel Dodge.

Augusto Aras foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, e é criticado por opositores de Bolsonaro por, segundo eles, ter se omitido de processar o ex-presidente durante a pandemia do novo coronavírus.

Aras encerrará o mandato no próximo dia 26 de setembro.

O novo escolhido, assim como seus antecessores, deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Esse é um rito que costuma ser formal, já que, normalmente, o nome indicado pelo presidente é aceito pelos parlamentares.

QUEM DEVE SER O NOVO PGR?

Lula está sendo pressionado para escolher uma mulher para assumir o comando do Ministério Público. No entanto, os nomes mais cotados são de três homens:

  • Paulo Gustavo Gonet Branco
  • Mario Luiz Bonsaglia
  • Antonio Carlos Bigonha

A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) chegou a preparar uma listra tríplice com nomes de três procuradores sugeridos para o cargo, mas, de acordo com a lei, Lula não é obrigado a escolher entre os sugeridos.

Na lista preparada pela ANPR, inclusive, somente Bonsaglia constava na relação, que era encabeçada por Luiza Frischeisen e tinha ainda José Adonis, segundo o G1.

Tags

Autor