economia

Transportes impulsionam setor de serviços, que tem aumento de 0,5%

Grupo de transportes garantiu melhor desempenho do setor de serviços na economia brasileira. Veja números de levantamento. Área conseguiu se recuperar em julho após queda na área em junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/09/2023 às 11:26
X

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizada nesta quinta-feira (14) apresentou os dados do setor de serviços em julho. Os números indicam alta na área pelo terceiro mês seguido. 

A alta no setor de serviços ocorre a partir da elevação da área de transportes. Confira os números apresentados e saiba principais perspectivas para economia brasileira nessa categoria. 

Alta de 0,5% do setor de serviço vem de crescimento da área de transportes

Houve um aumento de 0,5% no mês de julho no setor de serviços, quando comparado com junho. apresentação positiva trouxe um acúmulo na elevação de 2,2% nos últimos três meses, garantindo um desempenho positivo em cinco dos primeiros sete meses de 2023. 

No intervalo de 12 meses a elevação foi de 3,5% no setor de serviços. Esse resultado foi levemente abaixo da expectativa de economistas, que aguardavam um aumento de 3,6%. Mesmo assim a situação é positiva, já que o setor de serviços conquistou 12,8% a mais que o desempenho pré-pandemia e em níveis próximos do ponto mais alto da série histórica. 

De acordo com informações da Reuters para o Uol, o principal motivador para essa manutenção da alta foi o aumento na área de transportes, que conseguiu teve alta de 0,60% em julho. Esse resultado foi considerada uma recuperação, já que os transportes sofreu uma queda de 0,4% em junho.

A elevação dos transportes é causada pelo aumento do número de transportes de carga, tanto pela grande demanda causada pela safra de grãos e a elevação do comércio online durante a pandemia. 

Dentro do setor de serviços também ocorreu uma elevação na área de serviços prestados para famílias, com 1% de alta, mas essa tópico ainda não conseguiu retomar ao patamar pré-pandemia na economia brasileira.

Tema relacionado com compras: compras internacionais de até U$ 50 não terão mais isenção de taxa ?

Tags

Autor