AGENDA DO PRESIDENTE

O que Lula vai fazer nos Estados Unidos? Confira agenda do presidente para este final de semana

Antes de Nova York, Lula vai a Havana, em Cuba, participar de encontro com outros países em desenvolvimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 15/09/2023 às 9:53
X

O presidente Lula vai ter uma agenda movimentada neste final de semana e estará em dois países para se reunir com representantes de outras importantes nações.

O QUE LULA VAI FAZER?

Nesta sexta-feira, dia 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte em viagem rumo à capital cubana para participar do G77+China. O voo está marcado para meio-dia.

Após desembarcar, a programação prevê que Lula descanse no primeiro dia. No sábado, dia 16, ele vai proferir o primeiro discurso na cúpula, cujo tema central é "os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação".

Durante a estadia, o presidente brasileiro tem dois encontros bilaterais programados. O primeiro deles será com Qu Dongyu, diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Em seguida, Lula se reunirá com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Ambas as reuniões ocorrerão em caráter privado.

Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro a Cuba desde 2014. Lula já havia visitado o país em três benefícios anteriores, nos anos de 2003, 2008 e 2010.

Agenda de Lula

A presença de Lula na cúpula faz parte da atual estratégia diplomática do governo, que visa fortalecer laços com as nações em desenvolvimento, buscando equilibrar o diálogo com as nações mais ricas. Além disso, há a intenção de angariar apoio para reformas na governança da Organização das Nações Unidas (ONU).

No sábado, Lula embarca para Nova York, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Tags

Autor