Enchentes na Líbia: corpos são encontrados em praias da Líbia, 30 mil estão desaparecidos
Líbia começa a encontrar centenas de corpos em praias próximas às inundações. Número de desaparecidos é de 30 mil, mortos já passam de 11 mil
Depois das enchentes causadas pela passagem de uma tempestade tropical no leste da Líbia, centenas de corpos começam a ser encontrados nas praias em locais próximos à região. Até agora já foram definidos mais de 11 mil mortos por conta dos danos das chuvas.
Centenas de corpos começam a aparecer em praias da Líbia
As autoridades da parte Leste da Líbia identificam que centenas de corpos começam a aparecer nas praias da região. O motivo apresentado pelas lideranças é de que os mortos pelas inundações no país estão sendo arrastados pela maré das águas, o que faz com que começassem a surgir na areia das praias.
O gerente regional de perícia da Cruz Vermelha para África, Bilal Sablouh, afirmou que foram avistados mais de 200 corpos na praia próxima de Derna, principal cidade afetada pela tragédia. Sablouh ainda relatou que "os corpos estão espalhados pelas ruas, sendo levados para a costa e enterrados sob edifícios desabados e escombros".
Após o número de chuvas, duas barragens foram destruídas, o que fez com que toda região central da cidade fosse alagada imediatamente. As informações do Crescente Vermelho é de que mais de 11,3 mil pessoas foram identificadas como mortas até agora. 30 mil ainda estão desaparecidos.
Por conta do grande volume, mil pessoas foram enterradas em valas comuns, mas após apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitar sepulturas individuais, que evitem mais problemas de saúde mental para os familiares.
O Conselho Norueguês para os Refugiados, que está atuando na Líbia, identificou a gestão do grande número de cadáveres como a preocupação mais urgente na cidade. O líder de ajuda humanitária da ONU, Martin Griffiths, apresentou que a Líbia precisa de equipamentos para encontrar pessoas soterradas em lamas e edifícios danificados.