Preço da carne tem nova queda; veja ranking com maiores reduções
Preço da carne sofre queda em todos os tipos de corte, veja ranking com maiores diminuição de valor e entenda motivo para mudanças
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) foi divulgado nesta terça-feira (12) e trouxe as principais informações sobre os valores de produtos consumidos no Brasil. Entre os pontos apresentados pelo levantamento está a queda do preço da carne em relação ao ano de 2022.
O IPCA também trouxe um ranking com as maiores quedas de preço entre os cortes de carne. Veja lista e entenda motiva para diminuição no valor.
Preço da Carne diminui por grande volume de animais em oferta
De acordo com o G1, o preço da carne de boi caiu por conta da diminuição no preço do boi vendido para o campo. O alto número desses animais em oferta fez com que o valor de compra diminuísse em 30%.
Apesar do grande volume de bois à venda, o preço da carne poderia ser maior, se não fosse a diminuição do consumo de carne, que faz com que haja menos abates dos animais nos frigoríficos. Ainda existe um movimento de manter estável o valor desses alimentos por parte dos supermercados.
As informações da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) relatadas ao G1 justificam essa postura através de gastos com outros fatores como logística, gasto de energia, armazenagem, etc.
Óleo, leite, carne, diesel: veja produtos que ficaram mais baratos em junho
Preço da carne tem queda
As informações do índice indicam que todos os cortes de carne bovina sofreram quedas até agosto. As comparações de porcentagem são vinculadas ao ano de 2022.
Em uma divisão a partir de 14 cortes de carne bovina, 9 deles conseguiram diminuir o preço em mais de 10%, quando comparado com 2022. O tipo que mais sofreu queda foi o filé-mignon, que teve uma queda de 15%. A carne com menor queda, em 14º lugar foi o cupim que teve uma diminuição de 5,51% no preço, em relação à 2022.
Confira ranking de diminuição dos preços de carne
Veja quais foram os cortes de carne com maiores quedas no preço em 2023:
- Filé-mignon caiu 15,01% no preço
- Peito caiu 12,84% no preço
- Alcatra caiu 12,83% no preço
- Capa de filé caiu 12,66% no preço
- Acém caiu 11,9% no preço
- Fígado caiu 11,79% no preço
- Pá caiu 11,18% no preço
- Costela caiu 11,07% no preço
- Contrafilé caiu 10,55% no preço
- Patinho caiu 9,96% no preço
- Músculo caiu 9,67% no preço
- Coxão Mole caiu 9,4% no preço
- Picanha caiu 6,04% no preço
- Cupim caiu 5,51% no preço