Relações exteriores

LULA EM CUBA: em Havana, LULA critica embargo contra CUBA e chama de "ilegal" ação estadunidense

Durante declaração de Lula, presidente criticou embargo estadunidense em Cuba e chamou de ilegal ação dos Estados Unidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 16/09/2023 às 14:00 | Atualizado em 18/09/2023 às 8:40
X

Durante o encontro do G77 + China neste sábado (16), em Cuba, o presidente Lula (PT) abriu o evento com discurso que criticava o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba.

Em fala no qual chamou a ação estadunidense de "ilegal", Lula também condenou a inclusão de Cuba na lista de países que não lutam contra o terrorismo. Presidente também irá para os Estados Unidos nesta semana, veja falas e entenda situação.

Lula chama embargo estadunidense de "ilegal"

No encontro de países em desenvolvimento em Cuba, o presidente Lula foi o primeiro a discursar e já apresentou um posicionamento polêmico.

Durante a fala Lula criticou os Estados Unidos, ao dizer que que "Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa" e que o país é vítima do "embargo econômico ilegal" dos estadunidenses.  

De acordo com o presidente brasileiro, o que tornaria as ações dos EUA ilegais seria a questão de que o embargo é uma "medida coercitiva de caráter unilateral", tipo de medida que afirma não ser reconhecido pelo Brasil.

Ainda criticando a postura dos Estados Unidos em relação aos cubanos, Lula declarou que seu país "rechaça a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo". Sobre o embargo, Lula declarou que o objetivo dos  Estados Unidos é sufocar Cuba e seu sistema político.

Lula já se mostrou contra o bloqueio estadunidense anteriormente. Ainda em fevereiro de 2022, prestes a iniciar de uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, Luiz Inácio declarou que iria falar sobre o tema com o estadunidense por acreditar que ação não fazia sentido. 

Pressão de Lula contra o embargo tem relação com questão financeira

De acordo com a Folha de São Paulo, a fala de Lula sobre o embargo estadunidense tem vínculo com a atual situação também afetar a economia brasileira. Isso porque Cuba deve cerca de R$ 2,6 bilhões para o Brasil e essa quantia só poderia ser paga ao país se houvesse um abrandamento do bloqueio. 

A inclusão na lista de países que não colaboram completamente com a luta contra o terrorismo também atrapalha negociações comerciais entre Cuba e outros países, o que sufoca a ilha.

LULA anuncia CRIAÇÃO DE NOVO MINISTÉRIO; entenda

Após 24 horas em Cuba, Lula viaja para Nova York

Depois de criticar a postura norte-americana em relação a Cuba, Lula viajará para os Estados Unidos neste sábado, passando cerca de 24 horas em Cuba. O plano é que o presidente chegue em Nova York para que na próxima terça-feira (19) abra a Assembleia Geral da ONU. 

Depois de abrir pela oitava vez a Assembleia, Lula provavelmente terá um encontro com Joe Biden, ainda em Nova York. Existe previsão para que Lula e Biden lancem um novo projeto voltado para melhores condições de trabalho, mas ainda não há muitas informações sobre o tópico. 

Tags

Autor