INTERNACIONAL

Monumento alemão é pintado de laranja em protesto climático

Durante protesto de ativistas ambientais o monumento mais famoso de Berlim foi pintado de laranja, entenda motivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/09/2023 às 10:44
X

Ativistas climáticos do grupo Last Generation realizaram uma ação de protesto no Portão de Brandeburgo, monumento mais famoso de Berlim, pintando-o de laranja. Esta medida visava exercer pressão sobre o governo alemão, entenda motivo

Monumento de Berlim é pintado de laranja em protesto climático

A pintura do Portão de Brandeburgo tinha o objetivo de servir como protesto contra o uso de combustíveis fósseis. A ideia era pressionar o governo da Alemanha para abandonar completamente o uso dessas fontes não-renováveis. 

De acordo com a AFP, os ativistas explicaram que a intenção por trás da pintura dos seis pilares do monumento era alertar para a necessidade de uma "mudança política" que resultasse no fim do uso de combustíveis fósseis. A tinta também se espalhou pela praça adjacente ao monumento, conhecida como Pariser Platz.

O protesto não envolveu atos de violência, mas levou à detenção de 14 pessoas por parte da polícia. Marion Fabian, porta-voz do Last Generation, enfatizou a urgência de "abandonar a gasolina, o gás e o carvão até no máximo 2030. Já é hora de Olaf Scholz, o chanceler alemão, se manifestar claramente".

Atualmente, o plano da Alemanha é zerar as emissões líquidas de carbono até 2045, seja equilibrando as emissões de dióxido de carbono com remoções naturais ou por meio da redução das emissões humanas.

Lula diz que Brasil quer aprofundar discussão climática com União Europeia

Tags

Autor