Investigação da ONU mostra aumento da repressão de Maduro na Venezuela
Investigação da ONU relata que repressão de Maduro na Venezuela piorou nos últimos três anos e documenta tipos de crimes averiguados, confira
Nesta quarta-feira (20), a Missão Internacional Independente de Apuração de Fatos da ONU sobre a Venezuela divulgou um novo informe sobre a situação de repressão na Venezuela. No relatório apresentado, o grupo indica uma piora nos ataques contra liberdade política dentro do país. Veja situação.
Repressão na Venezuela piorou entre 2020 e 2023, diz investigação da ONU
De acordo com a reportagem de Jamil Chade no portal Uol, os dados apresentados pela missão internacional indicam que "os ataques ao espaço cívico e democrático na Venezuela estão se intensificando por meio de políticas de Estado, destinadas a silenciar a oposição e as críticas ao governo do presidente Nicolás Maduro".
O material também deixou claro que o Governo da Venezuela não quis colaborar com a investigação da ONU sobre supostos casos de violações aos direitos humanos na Venezuela entre janeiro de 2020 e agosto deste ano.
Os dados da Missão apontam que houveram "pelo menos 5 privações arbitrárias de vida, 14 desaparecimentos forçados de curto prazo e 58 detenções arbitrárias" em pouco mais de três anos de investigação.
Também foram documentados nesse mesmo intervalo de tempo 19 casos de violência sexual e de gênero e 28 casos de tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante em relação às pessoas presas.
A presidente da Missão, Marta Valiñas, indicou que "as graves violações de direitos humanos continuam ocorrendo na Venezuela" e que esses atos estão mais direcionados para "líderes sindicais, jornalistas e defensores dos direitos humanos".
Ainda é ressaltado que "os mecanismos de repressão continuam a existir", mesmo que haja pressão de países como Brasil, Colômbia e representantes da Europa para que Maduro se comprometa em seguir um processo eleitoral no qual a oposição tenha chance real de concorrer.