internacional

Investigação da ONU mostra aumento da repressão de Maduro na Venezuela

Investigação da ONU relata que repressão de Maduro na Venezuela piorou nos últimos três anos e documenta tipos de crimes averiguados, confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/09/2023 às 14:00
Notícia
X

Nesta quarta-feira (20), a Missão Internacional Independente de Apuração de Fatos da ONU sobre a Venezuela divulgou um novo informe sobre a situação de repressão na Venezuela. No relatório apresentado, o grupo indica uma piora nos ataques contra liberdade política dentro do país. Veja situação. 

Repressão na Venezuela piorou entre 2020 e 2023, diz investigação da ONU

De acordo com a reportagem de Jamil Chade no portal Uol, os dados apresentados pela missão internacional indicam que "os ataques ao espaço cívico e democrático na Venezuela estão se intensificando por meio de políticas de Estado, destinadas a silenciar a oposição e as críticas ao governo do presidente Nicolás Maduro". 

O material também deixou claro que o Governo da Venezuela não quis colaborar com a investigação da ONU sobre supostos casos de violações aos direitos humanos na Venezuela entre janeiro de 2020 e agosto deste ano

Os dados da Missão apontam que houveram "pelo menos 5 privações arbitrárias de vida, 14 desaparecimentos forçados de curto prazo e 58 detenções arbitrárias" em pouco mais de três anos de investigação. 

Também foram documentados nesse mesmo intervalo de tempo 19 casos de violência sexual e de gênero e 28 casos de tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante em relação às pessoas presas.

A presidente da Missão, Marta Valiñas, indicou que "as graves violações de direitos humanos continuam ocorrendo na Venezuela" e que esses atos estão mais direcionados para "líderes sindicais, jornalistas e defensores dos direitos humanos". 

Ainda é ressaltado que "os mecanismos de repressão continuam a existir", mesmo que haja pressão de países como Brasil, Colômbia e representantes da Europa para que Maduro se comprometa em seguir um processo eleitoral no qual a oposição tenha chance real de concorrer. 

GOVERNO LULA vai comprar ENERGIA da VENEZUELA

Tags

Autor