Onda de calor no Brasil: temperaturas vão atingir pico de calor durante o final de semana
Sábado (23) será o dia mais quente, segundo os meteorologistas
A onda de calor que tem afetado grande parte do Brasil está longe de atingir seu pico. As previsões meteorológicas indicam que as temperaturas continuarão a subir nos próximos dias, com o auge previsto para o início da primavera, marcado para o próximo sábado, dia 23 de setembro.
Os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul estão entre os mais afetados, com previsão de temperaturas acima dos 40°C.
Além disso, as altas temperaturas também devem atingir regiões de Tocantins, o interior do Maranhão, o oeste da Bahia, Minas Gerais, o norte de São Paulo e o noroeste do Paraná.
ONDA DE CALOR NO BRASIL: Pernambuco será afetado com altas temperaturas?
Segundo o site Climatempo, a maioria das capitais da Região Sudeste e da Região Centro-Oeste, bem como as capitais dos estados do Paraná, Tocantins e Piauí, poderão estabelecer novos recordes de calor durante o primeiro fim de semana da primavera.
As previsões apontam para máximas de até 43°C em Cuiabá, 41°C no Rio de Janeiro e risco de temperaturas de 40°C em Palmas.
É importante destacar que o início oficial da primavera está marcado para as 3h50 de sábado, pelo horário de Brasília, e a estação já começa com um calor excepcional, surpreendente para o período e até mesmo para os padrões brasileiros.
Embora Mato Grosso seja o estado mais quente, a alta temperatura afetará toda a Região Centro-Oeste, juntamente com a baixa umidade do ar, que também preocupa nas regiões Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e Paraná.
Algumas áreas podem registrar pancadas de chuva, como a zona da mata e o agreste do Nordeste, além de toda a Região Norte, com exceção de Tocantins. No entanto, infelizmente, o Rio Grande do Sul continua enfrentando tempestades, especialmente nas regiões serranas e litorâneas, além do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
ONDA DE CALOR NO BRASIL: Veja quais estados serão afetados
Alerta vermelho na onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados devido a chegada da onda de calor que começou na última segunda-feira (17/9). A situação deve permanecer durante toda a semana.
O alerta vermelho representa “grande perigo” por causa do calor extremo. As temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas seguintes localidades: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.