Índia suspende liberação de novos vistos para canadenses; entenda motivo
Em conflito com Canadá, Índia suspende emissão de novos vistos para canadenses e pede redução das atividades de diplomatas de país. Entenda situação entre Trudeau e Narendra
Nesta quinta-feira (21), a Índia suspendeu a emissão de novos vistos para canadenses no país e solicitou diminuição da presença diplomática do Canadá no local.
A situação faz parte de uma série de atos vinculados a um conflito entre o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Conflitos diplomáticos entre Índia e Canadá aumentam
A tensão entre Índia e Canadá foi exacerbada após Justin Trudeau acusar nesta segunda-feira (18) o governo indiano de estar envolvido no assassinato de o separatista sikh Hardeep Singh Nijjar, na Colúmbia Britânica, uma das províncias canadenses, em junho.
Já existia uma relação desgastada entre os países por conta da situação dos separatistas sikhs, mas a alegação de Trudeau piorou ainda mais o caso. As autoridades do Canadá se recusam a explicar o que os levam a acreditar na autoria indiana no assassinato. O primeiro-ministro Narendra Modi já negou qualquer ligação com a morte.
A suspensão de novos vistos canadenses foi feita horas depois que a comissão do Canadá na Índia relatar que iria "ajustar" por tempo indeterminado o quadro de funcionários no país por conta de ameaças que alguns diplomatas vinham recebendo.
A justificativa do Governo indiano para parar de emitir novos vistos para canadenses é de que está ocorrendo "ameaças à segurança" dos funcionários indianos no consulado do Canadá. Essa é a primeira vez que a Índia suspende novos vistos para um país ocidental. O país da América do Norte é com o quarto maior volume de turistas estrangeiros na Índia.