Na tarde desta terça-feira (5), o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) anunciou aposentaria da vida parlamentar.
Depois de se licenciar do cargo em dezembro de 2022 para fazer um tratamento de saúde, ele decidiu formalizar a saída em definitivo.
Agora, Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente que já estava em exercício do mandato desde o ano passado, assumirá o cargo.
“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas", declarou Jarbas.
"Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do Estado.
Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo", disse ele.
Trajetória
Com uma carreira política que se estende por mais de 50 anos, Jarbas foi cofundador do MDB. Ele foi eleito Deputado Estadual (1971-1975) e Deputado Federal (1975-1979 e 1983-1985) pelo mesmo partido.
Com a redemocratização do país, Jarbas venceu duas eleições como Prefeito do Recife (1986-1988 e 1993-1996).
Em seguida, assumiu a posição de Governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos (1999-2006).
Após esse período, retornou ao cenário político nacional, desempenhando o papel de Senador da República entre 2007 e 2015, e posteriormente como Deputado Federal (2015-2019).
Em uma nova eleição, Jarbas foi novamente eleito como Senador da República, assumindo o cargo em 2019.