Geopolítica

Lula é obrigado a ajudar na prisão de Vladimir Putin, explica Tribunal de Haia

No final de semana, Lula causou tumulto ao dizer que não prenderia presidente russo, em eventual visita ao Brasil

Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 11/09/2023 às 12:06 | Atualizado em 11/09/2023 às 12:08
"A cada dia vai aparecer mais coisa e, a cada dia, nós vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe", disse Lula
"A cada dia vai aparecer mais coisa e, a cada dia, nós vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe", disse Lula - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula é obrigado a cooperar na prisão do presidente russo, Vladimir Putin, esclareceu o porta-voz do Tribunal de Haia, Fadi Elabdallah, em entrevista ao site Metrópoles.

Putin foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), mais conhecido como Tribunal de Haia, por crimes relacionados à invasão da Ucrânia, que deu início à guerra em 2022. Um mandado de prisão foi expedido contra ele.

Na Índia para participar de um encontro do G-20, Lula disse que Putin estava convidado a participar do encontro do grupo que acontecerá no próximo ano no Brasil e que o russo não deveria se preocupar, já que não mandaria prendê-lo em território nacional.

TPI

Ocorre que o Brasil é signatário do TPI e, portanto, deve concordar e cooperar com as decisões tomadas pelo TPI.

Depois, ainda na Índia, Lula disse que não sabia da existência do TPI e que quer entender melhor o motivo do Brasil ser signatário do estatudo. 

Tags

Autor

Webstories