Nesta terça-feira (12), o Ministério do Interior da Líbia catalogou o número de vítimas após as inundações do último domingo (10) na cidade de Derna. A mídia estatal indica que a situação deixou mais de cinco mil mortos e 10 mil desaparecidos.
O que aconteceu na Líbia?
Como existe uma disputa de poder entre dois governos diferentes, as versões sobre o ocorrido são misturadas. As informações apresentadas pelos representantes do leste da Líbia indicam que duas represas do rio Wadi Derna romperam no domingo, o que causou a destruição de pontes e edifícios enquanto os rios de lama se encaminhavam para o Mediterrâneo.
A partir disso, o cenário da cidade é de estradas bloqueadas, inundações e deslizamentos. A situação gera o isolamento do local do resto da Líbia, que tenta disponibilizar serviços de emergência aos afetados e reestabelecer a conexão de rede de internet e telefone para facilitar a comunicação.
As imagens gravadas por moradores do local indicam um grande número de corpos soterrados e em outros locais da cidade. Para repórteres da Reuters, o ministro de Aviação Civil do leste indica que "25% da cidade desapareceu. Muitos, muitos edifícios desabaram".
Inundações da Líbia é maior catástrofe que atingiu o país desde 1963
As informações repassadas pela Cruz Vermelha internacional é que o número de desaparecidos deve ultrapassar os 10 mil identificados pelo governo da Líbia ao centro.
Antes do levantamento oficial o porta-voz dos serviços de emergência da gestão em Trípoli indicou que haveria 2,3 mil mortos e aproximadamente 7 mil feridos.
* Com informações do Uol