O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a causa do apagão de 15 agosto no Brasil foi causado por falha no desempenho de equipamentos em usinas eólicas e solares.
Essa falha nas usinas teria levado ao desligamento de linhas de transmissão e ao apagão de 15 de agosto.
Segundo o G1 Economia, os dados estão incluídos na prévia do relatório de análise de perturbação (RAP) divulgado nessa segunda-feira (25).
A versão final do documento deve ser entregue até 17 de outubro.
De acordo com o ONS, os equipamentos deveriam compensar a queda de tensão causada pelo desligamento da linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II.
Porém, os registros oficiais referentes ao funcionamento dos equipamentos não condiziam com o desempenho real após o desligamento da linha no Ceará.
O operador disse que a diferença nos dados tornou “impossível a identificação prévia por parte do ONS do risco de atuação da PPS [Proteção de Perda de Sincronismo] causado pelo colapso de tensão em parte do sistema” após o desligamento da linha.
A ONS disse que planeja apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma proposta para a criação de procedimentos revisados para a submissão e verificação dos dados por parte das usinas.
Também foi solicitado que as usinas eólicas e solares enviem dados e informações detalhadas sobre os parques de geração até janeiro do próximo ano.
*Com informações do G1 Economia