A coluna eletrônica do JC, Blog de Jamildo, publicará mais uma rodada da série de pesquisas eleitorais do IPESPE em parceria com o Jornal do Commercio para as Eleições 2024 do Recife.
Esse levantamento exclusivo será divulgado na próxima semana e aponta quem está na frente na corrida eleitoral, em três oportunidades do ano.
A primeira rodada aconteceu em maio e outra rodada será em janeiro.
INTENÇÕES DE VOTOS
A pesquisa que foi divulgada em maio mostrava que o atual prefeito João Campos (PSB) liderava as intenções de voto nas Eleições 2024 em todos os cenários.
O apontamento também revelou os possíveis cenários de segundo turno, a influência de cabos eleitorais, como Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Raquel Lyra (PSDB), além da lista dos candidatos mais rejeitados pelos mil eleitores entrevistados na capital.
Pesquisas eleitorais no Blog de Jamildo
Nas eleições de 2022, a coluna do Blog de Jamildo bateu recorde de visualizações, com pico de 5,5 milhões de visitas, transformando-se na terceira coluna de política mais lida do Brasil nas eleições, segundo números do ComScore, que, baseada em números do Google, avalia mídia em todas as plataformas.
Com base nas estatísticas do Google Analytics, a coluna eletrônica alcançou um recorde de 12,4 milhões de visitas no início de 2023.
O presidente do Conselho Científico do IPESPE, o cientista político Antonio Lavareda, observou que as campanhas eleitorais no Brasil estão começando mais cedo a cada dia, e já se inicia a corrida eleitoral para 2024.
Ele destacou que o instituto está dando os primeiros passos nessa jornada no Recife:
"Através de uma série de pesquisas, vamos acompanhar e monitorar o que virá a acontecer no ano da eleição. Como anda a receptividade dos eleitores recifenses aos novos candidatos? A aceitação das atitudes do prefeito, que é candidato á reeleição? Qual será o impacto do apoio do presidente Lula e da governadora Raquel Lyra os seus candidatos? Esses e muitos outros assuntos vão ser respondidos na série de pesquisas que se inicia agora no mês de maio", disse Lavareda.
O diretor de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira disse que as pesquisas devem colocar o debate eleitoral na rua.
"Estamos em ano pré-eleitoral e essa parceria de três marcas importantes, o IPESPE, o JC e o Blog de Jamildo, vai ajudar a formatar a eleição que vem por aí. As pesquisas vão fazer hipóteses para entender se as forças políticas irão se juntar ou não, a força eleitoral do atual prefeito, que é candidato à reeleição, o entendimento que a população tem sobre a avaliação da atual gestão e como os partidos e candidatos de oposição vão se compor", destacou Laurindo.