RESTITUIÇÃO PASEP

PASEP 1988: VALOR foi LIBERADO nesta SEGUNDA (02/10)? Veja COMO TIRAR O PASEP 1988

Tese acolhida no STJ reconheceu falhas no repasse de valores para servidores públicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 02/10/2023 às 8:45 | Atualizado em 02/10/2023 às 8:47
X

Funcionários públicos federais, estaduais e municipais admitidos antes de 1988 têm a possibilidade de solicitar a restituição de valores não recebidos do Pasep.

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu a tese reconhecendo o direito dos trabalhadores e desbloqueou ações que estavam suspensas desde 2021.

A decisão confirmou que houve deficiências na prestação de serviços por parte do Banco do Brasil, encarregado da administração do Pasep, tornando o banco uma parte legítima no processo devido à sua falha em repassar os valores adequados às contas associadas ao Pasep dos servidores.

Com isso, os trabalhadores têm o direito de tomar medidas legais para buscar a compensação por danos materiais e morais.

A medida vai beneficiar milhares de servidores em todo o Brasil.

.

Por envolverem valores que remontam 30 anos ou mais, não se tratam de cálculos simples. No entanto, além de um robusto direito, percebe-se a ocorrência de irregularidade praticamente generalizada, já que poucos servidores que ingressaram no serviço público antes de 1988 escaparam de terem seus benefícios diminuídos
revelou o advogado Jorge Santiago, do escritório pernambucano Montezuma & Santiago, criador da tese que culminou na decisão do STJ

RESTITUIÇÃO DO PASEP QUEM TEM DIREITO?

Para saber se tem direito à restituição do Pasep, o servidor precisa dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil e solicitar os extratos completos de sua conta do Pasep.

Com os extratos em posse, é fundamental buscar um advogado com expertise em assuntos relacionados ao Pasep, bem como uma equipe de peritos contábeis para efetuar os cálculos necessários.

"É fundamental procurar escritórios e profissionais capacitados e informações confiáveis. Em um momento como esse há muita desinformação e até mesmo margem para golpes”, alerta Jorge Santiago.

RESTITUIÇÃO DO PASEP

Em 2012, o escritório Montezuma & Santiago iniciou os primeiros procedimentos para solicitar a restituição dos valores não repassados do Pasep.

Em 2021, esses casos foram temporariamente interrompidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e agora, em 13 de setembro de 2023, foram retomados, com o reconhecimento dos direitos dos servidores.

Citação

Por envolverem valores que remontam 30 anos ou mais, não se tratam de cálculos simples. No entanto, além de um robusto direito, percebe-se a ocorrência de irregularidade praticamente generalizada, já que poucos servidores

revelou o advogado Jorge Santiago, do escritório pernambucano Montezuma & Santiago, criador da tese que culminou na decisão do STJ

Tags

Autor