GREVE METRÔ SP

GREVE METRÔ SP: Haverá greve de metrô hoje (09/10) em SP? Veja últimas notícias e a situação das linhas do metrô de SP agora

Greve do metrô de SP afetou linhas e causou transtornos a milhões de trabalhadores na última semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 09/10/2023 às 7:47 | Atualizado em 09/10/2023 às 7:47
X

Os funcionários do metrô de São Paulo optaram por se unir aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e fizeram uma greve de 24 horas na última terça-feira (03/10).

Eles manifestam insatisfação em relação aos planos de privatização do sistema ferroviário.

A decisão de participar da paralisação, também acordada durante uma reunião, foi tornada pública no dia 20 de setembro, pela presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, por meio das redes sociais.

"Essa greve unificada é resultado da busca paciente por unidade entre os sindicatos e categorias, e não será nossa “última cartada”, mas sim um passo gigante de nossa luta contra a privatização, que tem na disputa da opinião pública com o Plebiscito uma arma decisiva", informa nota do sindicato.

Uma reunião foi realizada na quinta-feira, dia 5, para determinar o destino do movimento. Na votação, os membros decidiram não optar por uma nova paralisação.

GREVE METRÔ SP: QUAIS LINHAS FORAM AFETADAS?

Muitos usuários estavam preocupados com uma possível nova  greve do metrô de SP para esta segunda-feira (09/10), porém, nada foi confirmado e uma nova greve está descartada.

Na semana passada, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, que são operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, ficaram paralisadas durante o dia todo.

"Acabamos de aprovar greve no Metrô no dia 3 de outubro. Unificou com a CPTM. Vamos parar porque é um absurdo privatizar o metrô, trem e água (em referência ao plano de conceder a Sabesp à iniciativa privada)", havia afirmado Camila nas redes sociais.

NOTÍCIAS METRÔ SP HOJE (09/10): SITUAÇÃO DAS LINHAS DO METRÔ DE SP HOJE AGORA

Conforme mencionado anteriormente, a Assembleia optou por encerrar a greve. Sendo assim, o metrô deverá operar regularmente nas primeiras horas desta segunda-feira, 9 de outubro.

O governo sob a liderança de Tarcísio argumentou na ocasião que as greves motivadas pela questão da privatização não possuem respaldo legal, diferentemente das paralisações que são utilizadas como meio de pressão durante negociações salariais, por exemplo.

*Com informações de Metrópoles

Uma reunião foi realizada na quinta-feira, dia 5, para determinar o destino do movimento. Na votação, os membros decidiram não optar por uma nova paralisação até a próxima segunda-feira, dia 9.

Tags

Autor