ÚLTIMAS NOÍCIAS DO PISO DA ENFERMAGEM: TST define data de audiências para neogiciações do setor privado
Entenda qual será o impacto da audiência do piso da enfermagem no TST
Duas reuniões foram agendadas abordar a questão do piso salarial enfermagem do setor privado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a primeira sendo nesta quarta-feira (11).
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, dentro de 60 dias, a partir de 2 de agosto, empregadores e funcionários do setor privado precisavam negociar coletivamente o valor do piso salarial da enfermagem.
Se um acordo não for acatado por ambas partes, o valor integral do piso salarial da enfermagem, conforme a Lei 14.434/22, será aplicado para os profissionais beneficiados.
DATAS DAS REUNIÕES PARA ACORDO DO PISO DA ENFERMAGEM:
Essa primeira reunião ocorrerá na sede do TST em Brasília, na quarta-feira (11), às 9h, com a a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e o TST.
A segunda audiência será às 10h30, em uma tentativa de negociação da Federação Nacional dos Enfermeiros e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Saúde para com o piso salarial enfermagem.
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CNSAÚDE TOMA INICIATIVA
A audiências foram convocadas àa pedido da CNSaúde, a fim de que o TST medie as negociações coletivas do piso salarial da enfermagem no setor privado.
De acordo com o vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, as reuniões devem “fomentar o diálogo, com a realização de reuniões de trabalho unilaterais e bilaterais de trabalho e negociação”.
O Tribunal desempenhará o papel de mediador dos acordos do piso salarial da enfermagem entre os trabalhadores da rede privada e as partes envolvidas.
Veja quando a CNSaúde questionou a viabilização do piso salarial enfermagem no STF: