economia

Cartão de crédito: Banco Central estuda limitar parcelamento sem juros; entenda

Banco Central estuda possibilidade de limitar parcelamento sem juros do cartão de crédito, veja número sugerido e principais atualizações sobre possível modificação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 17/10/2023 às 11:06
X

O Banco Central discute a possibilidade de impor um limite ao parcelamento sem juros no cartão de crédito, restringindo-o a um número específico de prestações. Essa situação tem chamado a atenção dos consumidores e gerado um amplo debate entre representantes de instituições financeiras e do setor varejista.

De acordo com o Valor Econômico nesta segunda-feira (16), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participou de discussões com representantes do setor bancário e do varejo a respeito da possibilidade de limitar o número de prestações sem juros no parcelamento de compras com cartão de crédito.

A proposta em análise é restringir o parcelamento sem juros no cartão de crédito a até 12 vezes. Essa mudança estaria sendo debatida como parte da criação de um novo modelo de rotativo no cartão de crédito, que é uma linha de crédito pré-aprovada usada quando o consumidor não paga o valor total da fatura, optando por quitar apenas o pagamento mínimo.

Uma das razões para essa possível alteração é que a modalidade de juros rotativos é uma das mais caras do mercado e apresenta maior risco de inadimplência. Portanto, a intenção é limitar as opções de parcelamento para desencorajar o uso desse sistema de pagamento.

No entanto, essa proposta tem gerado controvérsias entre os setores financeiros e o varejo. Os bancos estão abertos a mudanças no sistema de rotativo e parcelamento do cartão de crédito, enquanto o setor de comércio e empresas de maquininhas de cartão são contrários à ideia. Os representantes do varejo argumentam que essa limitação poderia reduzir as vendas e afetar negativamente pequenos e médios comerciantes, mesmo que aumente os lucros dos bancos.

Pix poderá ser feito sem conexão à internet, aponta BANCO CENTRAL; veja demais projeções

Tags

Autor