Política

Relatora da CPI dos Atos Golpistas pede indiciamento de Bolsonaro por tentativa de golpe

Confira outros nomes citados no relatório

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 17/10/2023 às 17:33
X

Nesta terça-feira (17), a relatora da CPI dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), solicitou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros suspeitos de envolvimento no ato de 8 de janeiro.

Estão na lista de indicados para indiciamento pela tentativa de golpe de estado: Bolsonaro; os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos, Paulo Sérgio Nogueira, Marco Antonio Freire Gomes, Ridauto Lúcio Fernandes, Carlos Feitosa Rodrigues e Carlos José Penteado; o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos; o tenente-coronel Mauro Cid; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

Também estão na lista a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP); o coronel Marcelo Costa Câmara e o sargento Luis Marcos dos Reis. Foram outros militares, policiais rodoviários federais, integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal e suspeitos de terem financiado ou influenciado a tentativa de golpe no 8 de janeiro.

A maioria dos nomes que foram citados no relatório é suspeita de crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de Estado.

O relatório solicita que Bolsonaro seja indiciado pelos crimes de associação criminosa; tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito; tentativa de depor governo legitimamente constituído; e emprego de medidas para impedir livre exercício de direitos políticos.

A relatora afirmou que o nome de Bolsonaro foi citado por pessoas próximas a ele e afirmou que os golpes atualmente ocorrem por "disseminação de mentiras e propagação de ódio".

Ela disse que Bolsonaro, desde o início do governo "atentou contra as instituições democráticas" e "alimentou a violência dos brasileiros contra qualquer um que discordasse minimamente dos ideais bolsonaristas".

Membros bolsonaristas do parlamento discordam do relatório apresentado por Eliziane e apresentaram outros dois relatórios nos quais expõem votos individuais, concentrando-se na suposta falta de ação do governo em relação aos atos golpistas.

*Informações da Agência Brasil.

Tags

Autor