voto

Eleição na Argentina: veja horário, candidatos e saiba como é a votação do primeiro turno neste domingo (22)

Eleições da Argentina acontecem neste domingo, 22 de outubro; Javier Millei, Patricia Bullrich e Sergio Massa são os candidatos com maiores chances

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 22/10/2023 às 7:49
X

As Eleições na Argentina para o cargo de presidente acontecem neste domingo, 22 de outubro. Os argentinos vão às urnas para escolher também os representantes dos cargos de vice-presidente e do Congresso pelos próximos quatro anos.

Nas eleições primárias, realizadas em agosto, os candidatos com maior votação foram Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa.

A votação de hoje acontece das 8h às 18h. O fuso horário da Argentina é o mesmo do Brasil, portanto, a votação segue até às 18h do horário de Brasília.

Neste domingo, em caso de empate, os dois mais votados avançarão para o segundo turno da eleição, realizado em 12 de novembro.

Em caso de empate, os dois mais votados avançarão para o segundo turno da eleição, realizado em 12 de novembro.

O voto na Argentina é registrado na chamada "sala escura". Os eleitores registram seus representantes em cédulas de papel e depositam o envelope em urnas. O resultado deve sair nas horas seguintes após o encerramento do pleito.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter mais de 45% dos votos, ou mais de 40% se a diferença para o segundo colocado for maior do que 10%.

Resultado das Eleições da Argentina: prévia

Até o momento, não foram divulgadas prévias do resultado das Eleições da Argentina 2023. Porém, a votação já foi iniciada em países como Austrália e Nova Zelândia, devido ao fuso horário.

Assim como acontece na eleição brasileira, pessoas de nacionalidade argentina podem votar no pleito mesmo estando em outros países.

Candidatos das Eleições da Argentina

A eleição da Argentina possui três candidatos com chance de eleição. Veja os perfis abaixo:

  • Javier Milei tem 52 anos e é o candidato conservador da eleição. Ligado à coalizão Libertad Avanza, ele é economista, trabalhou em bancos e foi eleito deputado federal em 2021. Nas primárias, em agosto, liderou com 29,86%;
  • Patricia Bullrich integra a coligação de oposição Juntos Pela Mudança, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri. Candidata de centro-esquerda, ela tem 67 anos, é cientista política e foi ministra da Segurança e, anteriormente, do Trabalho. Nas primárias, ficou em segundo, com 28%;
  • Sergio Massa é o atual ministro da Economia da Argentina e ex-presidente da Câmara dos Deputados. Integra a coalizão Unión por la Patria e é o candidato governista. Foi o terceiro colocado nas primárias de agosto, com 27,27%.

Veja mais conteúdo sobre a Argentina

Tags

Autor