BANCO CENTRAL

Lula deve anunciar nomes para BC ainda nesta semana, confirma Haddad

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que os dois próximos indicados serão anunciados em breve por Lula. Mandatos acabam em dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 24/10/2023 às 11:12 | Atualizado em 24/10/2023 às 11:14
Notícia
X

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu aval aos nomes dos próximos dois indicados para a diretoria do Banco Central (BC). Dois mandatos de diretores se encerram no final deste ano.

“O governo deve anunciar os novos diretores do Banco Central nesta semana”, disse o ministro a jornalistas na portaria do ministério na noite de segunda-feira (23/10). “Estou aguardando essas pessoas também se comunicarem com quem eles precisam”.

Haddad afirmou que tratou das indicações com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em reunião na tarde de ontem. As indicações precisam passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, em seguida, por votação no plenário da Casa. O titular da pasta disse ter tratado com Pacheco sobre os perfis dos indicados.

Os dois próximos diretores do BC que deixarão a autoridade monetária são Fernanda Guardado (Diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos) e Mauricio Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta). Seus mandatos se encerram no dia 31 de dezembro de 2023.

Lula contará com 4 de 9 cadeiras no Copom

Com as novas indicações, que ainda terão de ser aprovadas pelo Congresso, o governo federal passará a contar, a partir de 2024, com quatro das nove cadeiras do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Neste ano, Lula indicou Gabriel Galípolo (ex-número de 2 de Haddad no Ministério da Fazenda) para a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino para a Diretoria de Fiscalização do BC. Ambos também integram o Copom.

Tags

Autor